Página 1 2 3 4 5 6


 

 
MARCO AURÉLIO R. GUIMARÃES
 
2
 

“CRIANÇA COM CASACO”

Antes, quando eu ainda não havia executado qualquer trabalho em mármore, tentei fazer uma peça na pedra sabão, sem   ter qualquer conhecimento prévio,  utilizando ferramentas inapropriadas de minha oficina de marcenaria, de modo autodidata.

Como eu tinha em minha casa, uma antiga peça francesa de um busto de criança com um casaco de estilo europeu, procurei sem qualquer orientação técnica, entalhá-lo em um bloco de pedra sabão, por ser mais macio que o mármore. O resultado como se vê, foi um desastre. Mas  em função desta malfadada experiência fui aprender com quem é mestre, o professor  Cícero D'Ávila.

 
Criança com Casaco 1
 
 
Criança com Casaco 2
 
 
Criança com Casaco 3
 
 
    
 
 
 
 

"A GATA BORRALHEIRA" 

Conforme relata o antigo conto, esta peça retrata uma versão de "A Gata Borralheira", uma moça sem atrativos, antes do aparecimento da fada que a transformará na linda Cinderela. 
 A triste personagem está no porão do castelo da rainha má, em seu cubículo pobre, onde mora, assentada sobre um velho e deteriorado baú de madeira, a se contemplar no espelho da antiga penteadeira, imaginando o que poderia fazer para se tornar linda o bastante para ser atraída pelo príncipe encantado. Tudo ao lado de seu pequeno cão que assiste e compartilha a sua tristeza.
Trata-se de um trabalho de mix-media, em cold cast bronze, madeira e diversos elementos componentes dos objetos da penteadeira.
O  piso do cômodo  foi feito com a madeira de Pinho de Riga e penteadeira com Imbúia maciça. O espelho é móvel e os diversos objetos que estão sobre o móvel foram feitos com diversos elementos de bronze, latão, nylon, alumínio, etc. 
 
 
A Gata Borralheira - de costas
 
 
A Gata Borralheira - de frente
 
 
A Gata Borralheira - perfil esquerdo
 

 

 

Fundo Musical

Meu Limão, Meu Limoeiro

 

Formatação

Mario Capelluto

 

Realização

www.sabercultural.com