RAFAEL SANZIO
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Self-portrait

 

A influência de Miguel Ângelo manifesta-se na "Pietà" (1507; Galleria Borghese, Roma) e na "Madona do baldaquino" (Galleria Pitti), sobretudo na exploração das possibilidades expressivas da anatomia humana. Em 1508 Rafael instala-se em Roma. começa a estudar a Antiguidade clássica a partir das ruínas romanas e dos autores latinos. Com sua arte nobre e elegante, de grande perfeição técnica, torna-se o predileto da corte pontifícia. Em 1511 pinta "Galatéia" para Agostino Chigi (Villa Farnesina). Encarregado pelo papa Júlio II de decorar as salas do Vaticano, hoje conhecidas como as stanze de Rafael, cria uma série de composições grandiosas.

Na sala da Assinatura pinta a "Disputa" ("Discussão do Santíssimo Sacramento") como ciência divina, a "Escola de Atenas", representando o conhecimento humano, e o "Parnaso" significando a poesia, ligando os dois. Na "Escola de Atenas" revela seu talento de retratista representando personalidades contemporâneas nas vestes dos ilustres antigos. Platão é representado como um ancião grave apontando para o alto. Aristóteles, um jovem vigoroso, gesticula em direção da terra. Tipicamente humanista, a pintura das salas é carreada de símbolos e alegorias que já foram submetidas às mais diversas interpretações. A "Discussão do Santíssimo Sacramento" é a Igreja na terra e no céu. No alto, um Cristo de expressão mansa é cercado de santos e profetas. No plano inferior, os doutores da Igreja em torno ao altar com o sacramento, que ocupa o centro do quadro.

Influenciado por Sebastiano del Piombo, Rafael desenvolve efeitos cromáticos mais intensos, atingindo tonalidades próximas às da pintura veneziana. Na segunda stanza, a sala de Heliodoro, executa "Heliodoro expulso do templo", "A Missa de Bolsena" e "A Libertação de São Pedro". Todos representam acontecimentos milagrosos específicos. O primeiro alude às dificuldades de Júlio II com os franceses e em defesa do poder temporal. Um novo interesse pela luz e pela cor marca "A Libertação de São Pedro", cena noturna iluminada pelo clarão da lua, de uma tocha e do anjo. A Sala do "Incêndio do Borgo" (1514-1517), desenhada por Rafael, é executada por seus alunos. Contém a "Batalha de Ostia" a Coroação de Carlos Magno" e o "Juramento de Leão III", todos pretextos para exaltar a imagem do novo papa Leão X, presente em todas as composições. A Sala de Constantino é decorada por Giulio Romano e Francesco Penni.

Obs.: Outras referências sobre a vida e obra de Rafael encontram-se nas edições 1, 2 e 4.

 

 

Fonte: Enclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Ltda, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasil, volume 17, pág 9600.

 
 
 
 1518 - The Vision of Ezekiel - Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florence, Italy
 
 
1507 - The Entombment - Galleria Borghese, Rome, Italy
 
 
1507 -The Entombment (detail) - Galleria Borghese, Rome, Italy
 
 
1509 - The School of Athens - Palazzi Pontifici, Vatican
 
 
 
1514 - The Meeting between Leo the Great and Attila - Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vatican, Vatican City State
 
 
1520-24 -  The Battle at Pons Milvius -detail- Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vatican, Vatican City State
 
 
 
 
Fundo Musical:
Mandolin, Concerto in C, Allegro
Antonio Vivaldi, *1678   +1741
 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
 
 
 
 
outubro, 2009