HUGÓ MUND
 
 
 
 
 
 
 

Hugó Mund nasceu em Marosszentmargit, Hungria, em 25 de agosto de 1892 e morreu em Buenos Aires, Argentina, em 1º de novembro de 1961.

Mund frequentou a "Budapest Academy of Art" e estudou sob a orientação de renomados artistas, tais como Gyula Benczur (1844-1920) e seu mestre Károly Ferenczy (1862-1917).

Em 1916, aos 24 anos, Mund recebeu o primeiro prêmio nacional. Esse reconhecimento importante encaminhou-o a uma bolsa de estudos em Nagybánya, a importante escola de pintura nas "Carpathian Mountains".

Gisela Maria aranyosmaróti Dömötör nasceu em Budapest, Hungria, em 14 de fevereiro de 1897 e morreu em 25 de setembro de 1984 em Buenos Aires, Argentina. Entre 1913-1915 estudou na "Budapest Academy of Art" e passava os verões na colônia de artistas de Nabybánya, "Hungarian Barbizon", onde ela encontrou Hugó Mund, seu futuro marido. Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, o Imperador Franz Joseph concedeu-lhe um medalha por serviços prestados como enfermeira voluntária.

Casados em 1916, o casal se radicou em Pest e em 1917 nasceu sua filha Cornelia.

Quase ao término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, Mund ingressa como oficial-artista no quartel-general do exército do Império Austro-Húngaro, o que o transformou em testemunha ocular das numerosas vítimas dos campos de batalha. Infelizmente, há poucos trabalhos desse período, o que seria notável pela sua importante expressão como documentário.

Retornaram a Budapest, e entre 1919-1924 a família Mund desfrutou o patrocínio do Bispo Miklós Széchenyi, morando no episcopado de Nagyvárad, onde Hugó executou trabalhos de restauração na Catedral, mas o casal continuou trabalhando em Nabybánya durante o verão. Em Bucarest ele pintou o retrato da raínha Marie, da Romênia. 

Mund e Gisela viajaram pela Europa e fizeram exposições em Viena, Munique e Paris, fixando-se finalmente em Buenos Aires, Argentina,  em 1931.

Na Argentina, Hugó Mund teve um sucesso notável com suas pinturas excelentes e, embora isso assegurasse uma situação econômica confortável, um dia, inesperadamente, ele abandona as exposições e dedica-se exclusivamente ao aprimoramento do seu estilo pessoal de expressão. Apesar das numerosas solicitações, ele não apresentou mais seus trabalhos e recusava-se a vendê-los.

Com uma personalidade mais objetiva, Gisela Dömötör, entre outros trabalhos, ensinava Arte, fazia as maquetes para uma comédia lírica "Madame Lynch" apresentada em 1932 no Teatro Odeon, integrava e tornava-se Sócia Honorária da "Society of British Artists", onde apresentou exposições por quase três décadas. Também contribuiu com suas pinturas para a "Ana Berry Society" (United Nations, 1957).

Gizela tomou parte, ainda, na "Exhibition Window Show of Florida Street" com pintores importantes da Argentina, tais como Clorindo Testa, Vicente Forte, Héctor Basaldúa, etc., desenhando várias capas para uma revista rural ("Farm Gazet"), e até os 82 anos trabalhou como bibliotecária na "Faculty of Law" na Universidade de Buenos Aires.

 

 
 
 
 
 
 
Brookside - 1927 - Coleção particular
 
 
 
Búfalos - 1929 - Coleção particular
 
 
 
Choros - 1922 - Coleção particular
 
 
 
Nus na Paisagem - 1924 - Coleção particular
 
 
 
Paisagem com Montanhas - 1922 - Coleção particular
 
 
 
The Garden of Berries - 1916 - Coleção particular

 
 
 
 
Fundo Musical
Saltarelle, Opus 23
Charles Valentin Alkan, *1813  +1888 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha