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MARY  CASSATT
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Self-Portrait. c. 1878, Gouache on paper
The Metropolitan Museum of Art, New York, USA
 
 
 
Mary Cassatt Stevenson nasceu em 22 de maio de 1844 em Allegheny City, Pennsylvania, EUA, em uma família abastada.  Seu pai, Robert Cassatt, foi um profisssional bem sucedido e sua mãe, Katherine Kelso Johnston, veio de uma família de banqueiros, que lhe deu uma educação requintada.
 
Durante a infância da futura artista, a família viajou pela Europa, viveu na França e na Alemanha (1851-1855). Durante a sua estada de 4 anos na Europa, Mary tornou-se fluente em francês e alemão. Retornando à Pensilvãnia em 1855, a família estabeleceu-se em Filadélfia.
 
Muito jovem ainda,  Mary decidiu dedicar-se à Arte e matriculou-se em 1861 na "Pennsylvania Academy of the Fine Arts", em Filadélfia, onde frequentou por quatro anos, e depois prosseguiu estudos por conta própria, mas em breve ficou frustrada com a educação artística nos Estados Unidos. Mary ponderou que precisava estudar na Europa e escolheu ir para Paris, apoiada por sua mãe, muito a contragosto de seu pai, que não concordava com a decisão da filha. Como a "École des Beaux-Arts" não admitia mulheres, em 1866, por um curto período,  frequentou o estúdio de Charles Chaplin, tendo, em seguida, aulas particulares com Jean-Léon Gérôme. Além disso, Mary registrou-se como copista no Museu do Louvre. Em 1868 sua pintura foi exibida pela 1ª vez no Salon. A influência mais importante que Mary teve nos anos que antecederam a 1875 foi a de Edouard Manet, embora ele não aceitasse alunos particulares.
 
A guerra Franco-Prussiana (1870) fez com que a família Cassatt retornasse aos Estados Unidos, onde permaneceu por um ano e meio. A atmosfera nos Estados Unidos era tão desanimadora que Mary quase desistiu da pintura. No final de 1871 ela voltou para a Europa, estabelecendo-se em Parma, onde copiava trabalhos de Correggio para o arcebispo de Pittsburgh. Em Parma ela passou 8 meses muito felizes.
 
Em setembro de 1872 Mary foi para a Espanha estudar primeiramente as pinturas de Velasquez, Murillo, Ticiano e Rubens no Museu do Prado, seguindo depois para Sevilha, onde começou a pintar seus primeiros trabalhos de porte maior, baseados em motivos espanhois: dançarinas espanholas usando mantilhas de renda, toureadores, etc.
 
Depois de um breve retorno a Paris em abril de 1873, ela visitou a Holanda e a Bélgica, voltando depois para o sul, para Roma. Em 1874, Mary finalmente decidiu se estabelecer em Paris. Com o auxílio de sua irmã mais velha, Lydia, que a ela se juntou na Europa, Mary montou um apartamento e estúdio. Lydia não era apenas a irmã mais velha, mas também a melhor amiga e modelo de Mary. Há onze trabalhos conhecidos com Lydia, entre eles  "The Cup of Tea", "Lydia Working at a Tapestry Loom", "Lydia Crocheting in the Garden at Marly", "Woman and Child Driving". Lydia morreu no fim de 1882 com a doença de Bright, o que foi um duro golpe para Mary.
 
 A artista tornou-se conhecida como pintora de retratos e era procurada por turistas americanos na França: "Portrait of an Elderly Lady". Como os modelos são muitas vezes conhecidos, vários dos trabalhos de Mary podem ser considerados retratos: "Mary Ellison Embroidering", "Reading Le Figaro"... Seu trabalho difere da rígida tradição acadêmica a respeito de retratos como uma mera semelhança, já que a maioria dos seus modelos estão envolvidos em algum tipo de atividade ou capturados em uma pose eventual.
 
Em 1877 Cassatt conheceu Degas, que a aconselhou a se juntar aos impressionistas.
"Eu aceitei com alegria. Agora  poderia trabalhar com absoluta independência, sem considerar a opinião de um júri. Eu já havia reconhecido quem eram meus verdadeiros mestres. Admirava Manet, Courbet e Degas, Despedi-me, então, da arte convencional e comecei a viver."
Começou nessa época uma estreita amizade com Degas, que durou até a morte de Degas em 1917.
 
Em 1877 seus pais vieram para morar com Mary permanentemente em Paris. O sucesso da "IV Impressionista Exhibition", e o de Mary Cassatt em particular, fez com que seu pai acreditasse finalmente que a filha havia escolhido o caminho certo na vida. Entre 1879 e 1882, "The Independents", como os impressionistas costumavam se autodenominar, passaram a realizar exposições anuais do seu grupo, dando, assim, oportunidade para que Mary apresentasse seu trabalho. Nos Estados Unidos ela já expunha regularmente com a "Society of American Artists", em Nova York.
 
As duas décadas em torno da virada do século foram um período muito bem sucedido e produtivo para Mary. Seus trabalhos focavam quase que esclusivamente na representação de mães e crianças, sendo que esses são os seus trabalhos mais conhecidos atualmente, tais como "The Chilld's Caress", "The Bath". Em 1890 Mary também se dedicou a gravuras: "The Letter", "In the Omnibus", etc. Seu pai faleceu em 1891 e sua mãe em 1895.
 
Em 1898 Mary voltou aos Estados Unidos, depois de muitos anos de ausência, visitando parentes, amigos e colecionadores. Em 1901 ela voltou à Itália e à Espanha e, em 1980, fez sua última visita aos Estados Unidos. Entre 1910 e 1912 Mary viajou intensivamente pela Europa e pelo Oriente Médio. Em 1904 ela foi aceita na "Légion d'Honneur" e em 1910 tornou-se membro da "National Academy of Design", em Nova York.
 
Os últimos anos de Mary Cassatt foram ofuscados com a perda de pessoas próximas, como parentes e amigos, e  pelo sofrimento de diabetes e de catarata nos dois olhos, o que a reduziu à quase cegueira. Ela vivia solitária no Château Beaufresne, acompanhada apenas por uma empregada de longa data, Mathilde Valet, ou no sul da França. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Cassatt teve que abandonar a pintura por completo. Mary Cassatt morreu no Château de Beaufresne em 14 de junho de 1926, e foi sepultada no jazigo da família na localidade vizinha, Mesnil-Théribus.
 
Grande parte de suas obras está hoje em coleções americanas, enquanto apenas um pequeno número permanece na França, onde ela trabalhava. Seu nome é menos conhecido que o de seus colegas impressionistas, Degas, Monet ou Renoir. No entanto, Mary Cassatt é uma pintora extremamente original e interessante e seu talento não fica aquem de pintores vastamente divulgados.  
Fonte (editada):
 
 

 

 
 
 
 
 
Outras visões  sobre a vida e
obra de Mary Cassatt 
podem ser encontradas no site
 
 
Página Pintura/Pintores,
Cassatt, Mary, 2, 3, 4 e 5
 
 
 
 
 
 

Head of a Young Girl, c.1876. Oil on panel
Art Institute of Chicago, Chicago, IL, USA

 
 
 
 
 

A Musical Party, 1874. Oil on canvas
Musée Carnavalet, Paris, France

 
 
 
 
 

At the Theater (Woman in a Loge), 1879-1880. Pastel on paper
The Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri, USA

 
 
 
 

Girl Arranging Her Hair, 1886. Oil on canvas
The National Gallery of Art, Washington, DC, USA

 
 
 
 

 At the Opera, 1879. Oil on canvas
The Museum of Fine Arts, Boston, MA, USA

 
 
 
 

Little Girl in a Blue Armchair, 1878. Oil on canvas
The National Gallery of Art, Washington, DC, USA

 
 
 
 
 
 

Créditos

  Fundo Musical:
 
All Fin Solos - Marcha
Franz Lehar , *1870   +1948
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
 Pesquisa, tradução de texto  e formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
Janeiro, 2012
 

 
 
 
 
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