FRÉDÉRIC-FRANÇOIS  CHOPIN
1
 
 
 
 
 
Preâmbulo

Fryderyk Franciszek Chopin ou Szopen, nome em polonês de Frédéric-François Chopin, nasceu na aldeia de Zelazowa Wola, Ducado de Varsóvia,  filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado. Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polônia para sempre.

Em Paris,  fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada a seu nome. De 1837 a 1847  teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand ( pseudônimo de Amantine Aurore Lucile Dupin). Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose.

Toda a obra existente de Chopin inclui o piano  assumindo algum papel (predominantemente como instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a nuança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.

Ele inovou com novas formas musicais, como a balada,  e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio.  Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX.  Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos;  hoje suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa.

Outras referências sobre a vida e a obra de Chopin
encontram-se nas mostras 2 e 3.
 
 
 
Fontes: Vários sites da Internet
 
 
 
 

 
Casa em que nasceu Chopin em Zelazowa Wola. Hoje é um local onde se realizam recitais de piano.
 
 
 
Chopin nasceu em Zelazowa Wola,  uma aldeia próxima a Sochaczew,  na região de Mazóvia, que faz parte do Ducado de Varsóvia. Era filho de Mikołaj (Nicolas) Chopin (1771-1844), um francês de descendência polonesa distante, proveniente de Lorena,  que adotou a Polônia como sua terra natal após imigrar em 1787. Nicolas casou-se com a pianista Tekla Justyna Krzyżanowska (1782-1868), uma mulher de família aristocrata, porém empobrecida.

De acordo com a família do compositor, Chopin nasceu em 1º de março de 1810. Não há certidão de nascimento conhecida. Foi batizado no dia 23 de abril do mesmo ano, na paróquia de Brochów,  perto de Sochaczew, cerca de oito semanas após o seu nascimento, embora o seu certificado de batismo liste a sua data de nascimento como sendo em 22 de fevereiro de 1810, o que provavelmente foi um erro por parte do padre.  Seus pais tiveram outros três filhos: Ludwika ( em polonês:  "Louise", 1807-?), Izabella (1811-?) e Emilia (1812-1827). Frédéric foi seu segundo filho, e o único homem.

Em outubro de 1810, quando Frédéric tinha sete meses de idade, sua família mudou-se para Varsóvia,  onde seu pai assumiu a posição de professor de língua e literatura francesas, em uma escola situada no Palácio Saxão.  Sua família morou nas imediações do palácio.

 
 
 
 

 

 
Entre 1817 a 1827, a família de Chopin morou nesta construção da Universidade de Varsóvia, agora decorada com o perfil de Frédéric (ao centro), ao lado do Palácio Kazimierz.
 
 

Em 1817,  seu pai tornou-se professor de francês no Liceu de Varsóvia, situado no Palácio Kazimierz, da Universidade de Varsóvia.  Sua família viveu em um espaçoso apartamento no segundo piso de uma construção vizinha. Entre 1823 e 1826 o próprio Frédéric frequentou o Liceu de Varsóvia.

A família — incluindo seu pai, professor de francês — falava polonês em casa. Chopin cresceu culturalmente falando polonês e nunca atingiu igual domínio da língua francesa. Foi em Varsóvia que, no final de sua vida, ele literalmente deixou seu coração.

Durante seus anos de escola, há rumores de que Chopin foi um talentoso retratista e mordaz escritor de cartas. Um professor ficou alegremente surpreso em saber que Chopin desenhou um magnífico retrato seu durante a aula. Durante suas férias no interior, em que se familiarizou com as melodias folk  — as quais ele, mais tarde, refinaria em suas composições musicais — Chopin escreveu cartas para casa parodiando o jornal  de Varsóvia.

 

 
 

 

 
    Palácio Krasinski
 

Em 1827, sua família mudou-se para os aposentos do Palácio Krasiński, hoje a Academia de Belas Artes (Akademia Sztuk Pięknych w Warszawie), na rua Krakowskie Przedmiéscie, número 5. Chopin morou ali até deixar Varsóvia, em 1830.

Assim, a partir dos sete meses de idade até sua partida de Varsóvia e da Polônia, com vinte anos, Chopin sempre viveu com sua família ou em um palácio ou em seus arredores.

 

 

 
Le Grand Théatre (Teatr Wielki) de Varsovie, Pologne.
 
 

O jovem Chopin recebeu as primeiras aulas de piano de sua irmã mais velha, Ludwika, e foi posteriormente ensinado por sua mãe. Seu talento musical logo apareceu, ganhando em Varsóvia a reputação de "segundo Mozart".  Aos sete anos ele já era autor de duas polonesas (sol menor e si bemol maior); a primeira foi publicada no ateliê de gravuras do Padre Cybulski, diretor uma escola de organistas e um dos poucos editores musicais da Polônia.  Ele apareceu pela primeira vez em público como pianista aos oito anos de idade.

Chopin recebeu suas primeiras aulas formais de piano entre 1816 a 1822, ministradas por Wojciech Zywny.  O desenvolvimento posterior do talento de Chopin foi supervisionado por Wilhelm Würfel.  Esse renomado pianista, um professor do Conservatório  de Varsóvia, deu a Chopin lições irregulares, embora valiosas, de como tocar órgão, e, possivelmente, também piano.

No outono de 1826, Chopin começou a estudar teoria musical, baixo cifrado e composição musical  com o compositor Jósef Elsner,  do Conservatório de Varsóvia, que era afiliado à Universidade de Varsóvia (por isso Chopin é contado entre os ex-alunos notáveis da Universidade). O contato de Chopin com Elsner pode datar do início de 1822, e é certo que Elsner foi dando orientação informal a Chopin em 1823.  Chopin completou três anos de curso, no Conservatório, em  1829.

Naquele ano, em Varsóvia, Chopin ouviu Niccolò Paganini  tocar e conheceu também o compositor e pianista alemão Johann Nepomuk Hummel.  Também em 1829, Chopin conheceu seu primeiro amor, uma estudante de canto chamada Konstancja Gładkowska.

Em agosto de 1829, três semanas depois de sair do Conservatório de Varsóvia, Chopin fez uma brilhante estréia, em Viena, fazendo duas apresentações de piano e recebeu muitas opiniões e comentários favoráveis, juntamente com outros que criticaram o baixo tom que ele produziu com o instrumento.

Em dezembro de 1829, no Merchant's Club de Varsóvia, ele realizou a première do seu Concerto para piano em fá menor.  Em 17 de março de 1830, no Teatro Nacional de Varsóvia, ele fez a primeira apresentação de seu outro concerto para piano, em mi menor.

Em 2 de novembro de 1830, Chopin deixou Varsóvia para dar concertos na Europa Ocidental.  Nunca mais retornou à Polônia. Ao fim do mês, eclodiu o Levante de Novembro e sua companhia de viagem Titus Woyciechowski voltou para casa para participar. Chopin permaneceu em Viena, com certa ansiedade pelos seus entes queridos. Então, visitou Munique e Stuttgart  (onde teve conhecimento da ocupação da Polônia pelo exército do Império Russo) e em setembro de 1831 chegou a Paris. Ele já tinha produzido um portfólio de importantes composições, incluindo seus dois concertos para piano e alguns de seus  estudos Op. 10.

 

 

Pont des Arts, Paris, 1830 - Thomas Shotter Boys

 

 

 
Fundo Musical
Fantaisie Impromptu in C# m Op. 66
Frédéric-François Chopin, *1810   +1849
 
 
 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
 
 
 
 
 
outubro 2009