TAPEÇARIA DO APOCALIPSE NO CASTELO DE  ANGERS 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tapeçaria do Apocalipse exposta no Castelo d'Angers
 
 
                                                       
 
 
 
 
 
 Cenas da Tapeçaria
 
 
 
 
 
 
Angels -  Sept Trompetes
 
 
 
 
 
A Besta do Apocalipse
 
 
 
 
 
Detalhe de Mestria Técnica
 
 
 
 
CASTELO  D'ANGERS
 
 
 
                                                                            Castelo de Angers
 
 
Em 1352, João II deu o Castelo de Angers ao seu filho, Luís I de Nápoles. Anjou tornou-se ducado em 1360 e uma nova dinastia, surgida da Casa de Valois, tomou lugar em Angers. Hoje o Castelo é propriedade da cidade de Angers, e converteu-se num museu que abriga a mais antiga e maior coleção de tapeçarias medievais do mundo, com a "Apocalypse Tapestry" como um dos seus tesouros mais preciosos.
 
Em 1373, Luís I encomendou essa famosa  tapeçaria ao pintor Hennequin de Bruges e ao tapeceiro parisiense Nicolas Bataille.  Só no período barroco foi sentida a perda de interesse por esta preciosidade. Em 1782, as cenas foram colocads à venda. Durante a Revolução Francesa foram cortadas e usadas como cobertores, tapetes ou coberturas para proteger as laranjeiras do frio no inverno. Durante a Revolução muitas tapeçarias medievais foram destruídas, parte por negligência e parte para derreter o ouro e a prata usados na sua confecção. Os fragmentos que sobreviveram foram redescobertos em 1848 e preservados, tendo  retornado à Catedral em 1870. Em 1843, uma grande parte dos fragmentos da tapeçaria foi comprada pelo Bispo de Angers, enquanto outras partes foram achadas depois duma busca obstinada. No entanto, cerca de um terço da obra ficou perdido para sempre.
 
 
Direito - Avesso
 

 As cores brilhantes originais ainda são visíveis na parte de trás. A parte da frente ficou consideravelmente esmaecida, e medidas foram tomadas contra o excesso de luz.  A parte do Castelo que  atualmente abriga  a tapeçaria foi construída especialmente para esse fim entre 1953 e 1954, dispondo hoje de uma sofisticada aparelhagem de filtragem de ar  e de controle de temperatura e luz.

 
 
 
 
 
 
Outras informações sobre
 "Tapeçaria  do Apocalipse no Castelo  de Angers" 
são encontradas no site
 
 
Página "Especiais",
"Tapeçaria  do Apocalipse no Castelo de Angers " - 1
 
                                           
 
 
 
 
 
 
 
Créditos
 
Fontes (Editadas):
 
 
 
Fundo Musical:
 
Stat een Meskin
Jacob Obrecht, 1450-1505
 
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, tradução de texto, formatação:
 Ida Aranha
 
 
 
 
 
Realização:
 
 
 
Outubro, 2012