LEONARDO  DA  VINCI
 
6
 
Invenções - Desenhos
 
 
 
 
 Florença em 1493
 
 
 
Leonardo  nasceu em Vinci, próximo a Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo do notário florentino, Ser Piero, e de uma camponesa, foi criado pelo pai.
 
Depois de ser aluno de Verrocchio durante alguns anos, trabalhou por conta própria e deu vasão a outros interesses de que sua ocupava sua mente privilegiada.
 
Leonardo inspirava-se no animismo. Segundo esta doutrina, comum no Renascimento, a natureza inteira é animada por almas diversas, todas com caráter espiritual, Assim a rocha, as flores, animais e os homens constituem expressões diversificadas de uma mesma força vital e assim devem ser representados. Leonardo afirma, nos seus manuscritos que a Terra vive e tem uma alma: os rios são suas artérias, os regatos são as veias, o fluxo e refluxo do mar é o seu alento, nos vulcões está a residência da vida, o oceano em torno dos mares é um lado de sangue em volta do coração.
 
Quando atuava como Engenheiro Militar, acompanhou César Bórgia nos seus empreendimentos guerreiros e encontrou tempo para inventar uma grua de cabrestante com freio dentado e equilibrada por contrapeso, um isqueiro para  acender canhões e uma draga palustre de pás escavatrizes. E ainda tem tempo para pintar: foi nessa época que começou a trabalhar na Gioconda (1503).
 
 
 
 
 
*****
 
Outras referências à vida e obra de
Leonardo da Vinci
encontram-se no site
 
 
1 - Especiais/Leonardo da Vinci, 1, 2, 3, 4. 5. 7 e
 
2 - Obras Célebres/Mona Lisa
 
*****
 
 
 
 
 
As 10 Melhores Ideias de Leonardo da Vinci
 
 

1. O Homem Vitruviano

 

Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez c. 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

O desenho atualmente fez parte da coleção da Galleria dell'Accademia, Veneza, Itália.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas forma quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

Vitrúvio (Marco [Marcus] Vitrúvio [Vitruvius] Polio ( ~ 70 - 25 a. C.) já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.

 
2. Datação geológica
 
 
Placa tectônica? Enquanto a maioria de seus contemporâneos explicavam que fósseis de moluscos encontrados no topo de montanhas eram restos deixados pelo Dilúvio, Da Vinci (corretamente) supunha que as montanhas teriam formado uma vez o litoral muitos anos antes de se moverem para cima.

3. Carro auto-propelido

Não é uma Ferrari, mas o projeto de Da Vinci para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Este “carro” de madeira se movia pela inteiração de molas com rodas engrenadas. Cientistas de um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionou como Da Vinci pretendia.

4. A cidade ideal

 

Vivendo em Milão, que estava infestada pela peste negra, Da Vinci visionou uma cidade mais eficiente que ele teria orgulho em chamar de lar. Seus desenhos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Para a perplexidade dos milaneses modernos ele não deixou espaço para um estádio de futebol.

5. Parafuso voador

Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do “helicóptero” de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos desenhos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.

6. Canhão de três canos

Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como este. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo.

7. Planador com asas

A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Esse modelo com assentos e controles para o piloto não incluía um capacete.

8. Ponte giratória

Sempre fã de saídas rápidas, Da Vinci pensou que sua ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Os materiais leves e fortes, fixados a um sistema de cordas e polias, permitiam a um exército instalá-la e atravessá-la em instantes.

9. Engrenagens para mergulho submarino

A fascinação de Da Vinci pelo mar o ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um "snorkel" feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.

10. Escrita reversa

Era uma maneira de enganar os plagiadores da Renascença que olhavam suas anotações ou apenas uma maneira de evitar a bagunça que a tinta fazia para um canhoto? Quaisquer que fossem os seus motivos, Da Vinci certamente gostava de escrita reversa: a maioria de seus diários estão embaralhados dessa maneira.

  

 
 
 
Créditos
 
Fontes (editadas):
 

Internet:

http://hypescience.com/leonardo-da-vinci-melhores-ideias/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)

http://algarvivo.com/arqueo/romano.html

 

Livros:

Gênios da Pintura, Abril S. A. Cultural e Industrial, São Paulo, SP.
Copyright Mundial 1967 Fratelli Fabbri Editori, Milão, Itália
Volume 1, págs. 184 e 201
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Peer Gynt Suite nº 1, opus 46 - 4
In the Hall of the Mountain King 
 
Edvard Hagerup Grieg, *1843   +1907
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
Janeiro, 2012
 
 
 
 
 
 
Ética na Internet
 
Respeite os créditos ao repassar
e não altere formatação alheia