ANITA  MALFATTI
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 Anita Malfatti
 
 
 
    OBRAS
 
Seus quadros encontram-se nos principais museus de arte moderna brasileiros, sobretudo no Museu de Arte de São Paulo ("A Estudante"), na Pinacoteca do mesmo Estado ("Tropical"), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ("A Boba"), e no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro ("Uma Rua", de 1948). A maioria de suas obras, contudo, pertence a coleções particulares.
 
 
 
 
 
 
Outras referências sobre a artista e sua obra
podem ser encontradas no site:
 
 
Página  "Arte Viva Brasil", Seção Especiais,
Malfatti, Anita, 1, 2 e 4
 
 
 

 

Retratos

1921-27 (Brasil, França).

A recepção negativa da Exposição de 1917 fez com Anita recuasse nas suas propostas inovadoras para a pintura,  assim como afastou a possibilidade de alcançar o Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, almejado pela artista desde 1914.

No entanto, apesar do escândalo geral, algumas forças ansiosas por renovação cultural já procuravam apoiar e defender a artista. Entre eles está Mario de Andrade, grande admirador da pintora, que após a Semana de Arte Moderna de 22 cresceu em importância no cenário cultural paulista. Foi por intermédio de Mario de Andrade que Anita conseguiu o Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, e em 1923 a pintora partiu para a França.

 
 

Mario de Andrade I. 1921-22. óleo s/ tela (51x41)

Coleção Particular, SP

 

Anita também retratou outros de seus amigos, inclusive a escritora portuguesa Fernanda de Castro. No entanto, muitas de suas composições eram inspiradas em anônimos, vistos ao acaso pela rua, que chamavam a atenção da artista. Entre elas estão a "Chanson de Montmartre" e "Mulher do Pará".

 

Fernanda de Castro. 1922. óleo s/ tela (73,5x54,5). Col. Marta Rossetti Batista, SP

 
 
 

Chanson de Montmartre. 1926. óleo s/ tela (73,3x60,2)

 Col. Roberto Pinto de Souza, SP

 
 
 

Mulher do Pará (no balcão). 1927. óleo s/ tela (80x65).

Col. Jenner Augusto Silveira, Salvador

 

 

Paisagem

1924-26 (França, Pensionato Artístico)

Ao receber o Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, graças ao seu apoiador Mario de Andrade, Anita parte para a França, para retomar seus estudos e dedicar-se unicamente à pintura (no Brasil, ela lecionara artes plásticas e pintara sob encomenda para sobreviver).

 
 

Porto de Mônaco. 1925-26. óleo s/ tela (80x64,5).

Col. Jenner Augusto Silveira, BA

 

A artista também viajaria para a Itália, onde iniciaria um processo de estudo dos clássicos, inclusive realizando réplicas e versões de pintores renascentistas, além de retratar a paisagem local.

 

Paisagem dos Pirineus (Cauterets). 1926. óleo s/ tela (45,8x54,8). Col. Liliana Maria Assumpção, SP.

 
 
 
 
 
Créditos
 
Fontes:
 
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, Vol. 13, pág. 7.149.
 
 
 
Fundo Musical:
 
Manhã de Carnaval
Luiz Bonfá. *1922   +2001
Antônio Maria, *1921   +1964,
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
 

 

Fevereiro, 2012