ANITA   MALFATTI
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Anita Malfatti, foto aos 30 anos
 
VIDA
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Pintora brasileira, nasceu em São Paulo, em 1896, onde morreu em 1964.  Uma viagem à Alemanha abriu-lhe os horizontes para a arte de vanguarda: interessou-se pelo Expressionismo.
 
Prosseguiu os estudos nos Estados Unidos e, ao voltar ao Brasil, realizou em São Paulo (dezembro de 1917) uma exposição que se tornaria marco pioneiro da renovação das artes  plásticas do país. As críticas que lhe lançaram serviram para polarizar as forças isoladas do Modernismo num movimento que culminaria na "Semana de Arte Moderna" de 1922.
 
 
 
 
Outras referências sobre a artista e sua obra
podem ser encontradas no site:
 
 
Página"Arte Viva Brasil", Seção Especiais,
Malfatti, Anita 2, 3 e 4
 
 
 
 
 

Paisagem

1915-1917   (EUA, Costa do Maine)

Um dos períodos de maior produção artística de Anita Malfatti foi durante sua estadia nos Estados Unidos, quando a artista se isolou numa ilha de pescadores na Costa do Maine chamada Monhegan Island (nome que serve de subtítulo a um dos quadros da época: Rochedos). Anita vivia com outros pintores que trabalhavam sob a orientação do pintor e filósofo Homer Boss, da "Independent School of Art".

 
 
Rochedos (Monhegan Island). 1915. oléo s/ tela (60x74)
Coleção Guilherme Malfatti, SP
 
 
Anita passava os dias pintando ao ar livre, e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss. Nesse ambiente de liberdade e inspiração, a artista explorou as influências expressionistas adquiridas durante seu aprendizado anterior na Alemanha. Em obras como "A Ventania" e "A Onda", a paisagem local é representada como uma força selvagem, agressiva e dinâmica, e o uso da deformação expressa certa inquietação do olhar humano diante da natureza.
 
 
 A Ventania, 1915-17. óleo s/ tela (51x61)
Coleção Palácio dos Bandeirantes, SP
 
 
 

A Onda, 1915-1 - óleo s/ madeira (26,5x36)
Coleção  Paulo Prado Neto, SP
 
 
 

Uma das obras mais conhecidas desse período é "O Farol". Nessa pintura, assim como em "O Barco", a paisagem está mais harmonizada com a presença humana,  através das edificações que compõem o cenário. O uso da deformação é sensivelmente menor; em contrapartida Anita utiliza exemplarmente a principal característica do seu expressionismo: as cores abundantes e vivas, a chamada “Festa da Cor”.

 
 

O Farol, 1915 - óleo s/ tela (46,5x61)
 Coleção Chateaubriand Bandeira de Mello, RJ
 
 
 
 

O Barco, 1915 - óleo s/ tela (41x46)
 Coleção Raul Sousa Dantas Forbes, SP
 
 
 
Margaridas de Mario, 1922
 Influência de Lovis Corinth 
 
 
 
 
Créditos
 
Fontes:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, Vol. 13, págs. 7.147-49.
 
 
 
 
Fundo Musical
 
Jura
Sinhô (José Barbosa da Silva), *1888   +1930
 
Solo de Piano:
Pedrinho Mattar, *1936   +2007
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 

www.sabercultural.org

 

 

Fevereiro, 2012